terça-feira, 20 de maio de 2014

TEIA Nacional da Diversidade


Entre os dias 19 e 24 de maio Natal recebe a TEIA Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura e das redes da diversidade que integram o Programa Cultura Viva. A TEIA 2014 tem o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede.

Devido ao volume de atividades desenvolvidas durante o evento, a programação está dividida entre o Campus Cidade Alta do IFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Palco Ruy Pereira – Beco do Zé Reeira, Casa da Ribeira, Largo Dom Bosco – Ribeira, SESC Cidade Alta e o Teatro de Cultura Popular – TCP. Durante a TEIA irão acontecer shows, espetáculos de teatro, intervenções urbanas, performances além diálogos proporcionados por seminários, oficinas, exibição de filmes, feira de economia solidária, lançamento de livros e debates.

Dentro da programação cultural existe ainda a Mostra Artística do RN que conta com apresentações de artistas locais. O público apreciar diversas manifestações culturais que vão do teatro, dança, performance e música. Tendo destaque para o espetáculo Combo Especial da companhia Tropa Trupe as bandas Orquestrim Conexão Felipe Camarão, Pau e Lata, Caio Padilha, Dusouto, Rosa de Pedra, Pedubreu Tecnococo e a Hesha. A programação geral e a programação segmentada podem ser conferidas no site do evento:
www.culturadigital.br/teiadadiversidade  



O Jaraguá, ícone da Teia Nacional da Diversidade, é símbolo de resistência do folclore do Nordeste, construído por mãos de artesãs potiguares que vêm concebendo, em suas comunidades, a arte artesanal.
Obra de Manuel Graciano Cardoso
Figura obrigatória nos reisados da década de 20 a 30 anos atrás e hoje um tanto desaparecida, o Jaraguá é um dos ícones da cultura popular e traz em seu corpo de tecido de chita a alegria e o encantamento de ser brincante. É essa a inspiração da logomarca da Teia Nacional da Diversidade 2014. Criada pelo designer Fernando Souza, a arte traz a memória e a essência da cultura popular. “Quando parei para criar a logo, me lembrei da imagem do Jaraguá, da primeira vez que o vi na rua. Aquele boneco grande, colorido e encantador. Logo pensei em levá-lo para a arte trazendo a ideia da Teia que é a união dos elementos da cultura em um grande encontro”, conta Fernando que é carioca e radicado em Natal/RN. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário